Dia 2 de fevereiro (Portal 2-2) é dia de homenagear Iemanjá.
Yeye Omo Ejá, (Yemanjá ou Iemanjá) traduz-se por “mãe cujos filhos são peixes”, a grande mãe do mar. Assim é ela, a padroeira da família, a quem recorremos para fortalecer os laços familiares, trazer harmonia aos relacionamentos. Nossa orixá atende as mulheres que querem ser mães e estão com dificuldade para realizar esse sonho. É grande a sua influência em relação à maternidade.
Iemanjá sempre acolhe seus filhos, abrindo seus olhos nos mares da vida, que oferecem muita riqueza e muitos perigos.
Ela ancora seus protegidos para que abandonem vícios, situações e pessoas igualmente tóxicas.
As suas águas salgadas limpam a nossa aura e nos restabelecem. Um verdadeiro banho de descarrego, de proteção e de abertura para novas oportunidades – banho de mar!
Ofereça flores brancas para Iemanjá, procure um canto de paz em sua casa e faça a sua oferenda ou…vá para o mar e sinta essa força curadora!
Vamos saudá-la!
“Odoyá Iemanjá”
“Odociabá Iemanjá”
“Marabô Doyá Iemanjá”
Iemanjá (yemanjá), a Rainha do Mar, mãe de quase todos os orixás, é venerada e respeitada por pescadores e todos aqueles que vivem no mar, pois a vida dessas pessoas a ela pertence, pois diz a lenda que é ela quem decide o destino das pessoas que adentram seu império: enseadas, golfos e baías.
No sincretismo religioso, Iemanjá tem identidade correspondente a outros santos, como na igreja católica é Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade. Padroeira dos AMORES, dos afetos, Iemanjá é a deusa da compaixão, do perdão e do amor incondicional. Dizem também que a seus devotos ela traz bons filhos. É verdadeiramente o arquétipo da maternidade.
Na Bahia sua data é comemorada no dia de Nossa Senhora das Candeias, 2 de fevereiro: os devotos oferecem flores, velas, perfumes, espelhos, pentes, sabonetes… na esperança de que ela leve todas as tristezas, desentendimentos e aflições para o fundo do mar e traga dias melhores.
Comemore o dia de Iemanjá! Para entrar na vibração da orixá, finalize o seu banho com um pouco de água com algumas gotas de SEIVA DE ALFAZEMA. Se quiser um banho energético mais caprichado, Veja aqui como fazê-lo. Você também pode acender uma velinha azul em louvor à rainha do mar. Use também azul claro e sorria com o coração. Iemanjá é muito amor!